Menu
Quem Somos
Arqueoastronomia
Arte Rupestre
Merchandising
Artigos
Cursos
Atividades
Cartilha
Projetos
Mapa da ilha
Notícias
Contato
Seja nosso Parceiro!

Semana Municipal da Arqueoastronomia

18 - 24 de junho de 2008

A Semana Municipal da Arqueoastronomia foi instituída pela Prefeitura de Florianópolis através da Lei n° 7202 de 21 de novembro de 2006.

As associações astronômicas de Florianópolis organizam diversas atividades públicas. Todas estas atividades estão incluídas na agenda oficial do Ano Internacional da Astronomia 2009, cujas atividades são desenvolvidas já em 2008.


1) Quarta-feira, dia 18 de junho: Sessão Especial no Planetário da UFSC às 18:00hs

Sessão especial do Planetário destacou informações e curiosidades da astronomia tupi-guarani. O planetário está situado no Campus Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis. Aproximadamente 40 pessoas compareceram a este evento.

2) Quarta-feira, dia 18 de junho: Observação Astronômica promovida pelo Grupo de Astrofísica da UFSC.

Um moderno telescópio de 30cm de abertura foi disponibilizado aos visitantes para observar os principais objetos disponíveis neste dia. O observatório abriu às 18:00 e as atividades se estenderam até as 21:00, quando o céu ficou nublado. Aproximadamente 50 pessoas participaram desta atividade.


3) Sexta-feira, dia 20 de junho: Palestras especiais no Centro de Convivência da UFSC.

Palestra aberta ao público e gratuita, não necessitando de inscrição.
A partir das 20:00 o Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e o Planetário da UFSC promoveram duas palestras, cuja assistência foi de aproximadamente 80 pessoas.

A primeira palestra foi conduzida por Adolfo Stotz Neto, presidente do GEA, mostrando um breve relato da origem do universo e sobre os movimentos da Terra, conceito básico para a observação a olho nu por parte de culturas primitivas. Lembrou de algumas construções de caráter arqueoastronômico tais como os zigurates (mesopotâmia) e as pirâmides da meso-américa (Chichen-Itzá).

A segunda palestra foi proferida por Alexandre Amorim intitulada "Introdução à Arqueoastronomia". Em breve o resumo desta palestra estará disponível neste site. O palestrante lembrou que não podemos ser categóricos se os sítios encontrados na Ilha de Santa Catarina foram usados ou não por antigas tradições. O assunto merece atenção por parte de estudiosos diversos na área de antropologia, história, arqueologia, geologia, bem como por astrônomos. Mesmo assim, Amorim defende a idéia de que os sítios são ótimas ferramentas para ensinar às pessoas sobre o movimento do Sol ao longo do ano, mostrando como funciona um observatório a olho nu.


4) Sábado, dia 21 de junho: 3a Caminhada Arqueoastronômica - Solstício de Inverno.
Atividade promovida pelo IMMA. Veja o link para saber de mais detalhes desta caminhada.


Considerações finais:

Em vista de ser o primeiro ano em que organizamos a Semana Municipal da Arqueoastronomia, podemos afirmar que as atividades ocorreram dentro das situações previstas. Foi fundamental cada associação (GAS, Planetário, GEA e IMMA) conduzir suas respectivas atividades. E todas elas estão de parabéns! Houve um nítido aumento na assistência das três primeiras atividades. Já a atividade de campo promovida pelo IMMA no sábado contou com a quantidade costumeira de participantes.
A sugestão para o próximo ano é que mantenhamos pelo menos a mesma programação de 2008. Porém podemos enfocar palestras mais variadas sobre a arqueologia da Ilha, etnoastronomia, visitas à sítios de arte rupestre, arqueoastronomia no Brasil e no mundo, etc...

Página atualizada em 22/06/2008

Voltar