Menu
Quem Somos
Arqueoastronomia
Arte Rupestre
Merchandising
Artigos
Cursos
Atividades
Cartilha
Projetos
Mapa da ilha
Notícias
Contato
Seja nosso Parceiro!

Curso de Arqueoastronomia
Outono de 2009

Sexta-feira, 22 de maio de 2009

Curso de Arqueoastronomia

Horário: das 19:00 às 21:00

Investimento: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais)

Local: Clinica Relluz de Terapias Integradas

Rua: Arno Hoeschel, 279, sala 04, Centro

Florianópolis – SC

Contato 1: Clinica Relluz, fone (48) 3024-6478 ou email.
Contato 2:
Adnir Ramos, celular 9607-2201 ou email.

Objetivo – difundir conhecimento sobre aspectos gerais de astronomia e arqueologia na Grande Florianópolis e suas conexões com os principais sítios arqueológicos mundiais, promover o contato direto com a arte rupestre e os monumentos megalíticos e despertar o interesse pela preservação do patrimônio arqueológico.

Público Alvo – para o publico em geral. Interessante para estudantes de história, geografia, física, astronomia, turismo e ciências humanas em geral.

Estrutura do Curso - o curso tem a duração aproximada de 3 (três) horas sendo dividido em pré-história catarinense, sítios arqueoastronômicos e arte rupestre com discussões interativas abordando interpretação da arte rupestre e dos alinhamentos astronômicos. Por fim visita técnica aos sítios arqueoastronômicos do Morro da Galheta para ver o alinhamento do sol e das estrelas no equinócio de outono.

Metodologia – o ministrante faz algumas apresentações orais com o uso de recursos audiovisuais. Os alunos recebem uma pequena apostila onde há uma síntese do conteúdo abordado. As exposições são interativas permitindo reflexões e discussões entre todos os participantes. O contato direto com o material de estudo será realizado através de visita técnica em campo.

Ao final do curso, os participantes serão capazes de: reconhecer os sambaquis, oficinas líticas, artes rupestres e os monumentos megalíticos; saber onde o sol, a lua e as principais constelações nascem nos solstícios e equinócios; e usar soft (Google Earth, Sky  Globe) para traçar alinhamentos na terra e no céu e possibilitando defender o que ainda resta dos sítios arqueológicos.

As vagas são limitadas ao mínimo de 10 (dez) e máximo de 15 (quize) alunos por turma.


Voltar