Menu
Quem Somos
Arqueoastronomia
Arte Rupestre
Merchandising
Artigos
Cursos
Atividades
Cartilha
Projetos
Mapa da ilha
Notícias
Contato
Seja nosso Parceiro!
Artigos sobre Arqueoastronomia e Ciências Afins
Confira também Reportagens sobre o tema

  • Relatório de visita 15-20/02/2014  - Adnir A. Ramos
    Relatório da visita técnica aos sítios arqueoastronômicos da Ilha de Santa Catarina com o especialista em Arqueoastronomia Prof. Manuel De La Torre Ugarte Bustos.
  • Introdução à Arqueoastronomia - Alexandre Amorim
    O objetivo deste artigo é destacar a pesquisa arqueoastronômica na Ilha de Santa Catarina. O assunto não tem merecido a atenção necessária pois o meio acadêmico não percebe o potencial envolvido neste tipo de pesquisa que não se limita a uma simples relação entre as antigas tradições e seus prováveis conhecimentos astronômicos.
  • Comentários sobre a Arte Rupestre - A. Seixas Neto
    Essas inscrições rupestres têm que ser estudadas como simúlacros; e os simúlacros são imitações muito próximas da realidade, todavia sem minúcias intelectualizadas.
  • Arqueoastronomia em Florianópolis  - C. Alves e T. Fernandes
    Edição da Revista eletrônica "Ciência em Pauta" contendo o Trabalho de Conclusão de Curso (Jornalismo) por Camila Alves e Talita Fernandes. O acesso ao artigo requer um cadastro gratuito no ISSUU. O artigo em PDF tem cerca de 33 Megabytes.
  • 2012 - o fim do mundo  - Ronaldo Rogério de Freitas Mourão
    A importância da astronomia maia em face às crenças.
    Artigo original escrito para a edição on-line do Jornal do Brasil, 13 de dezembro de 2012. Esta versão contém breves notas de Alexandre Amorim.
  • Resgatando os mitos celestes dos ameríndios  - Johnni Langer
    Desde que surgiu nos anos 1960, a Etnoastronomia tem se firmado como uma ciência ousada, indo muito além das fronteiras que separam as ciências humanas das exatas. Mas apesar dos grandes avanços que ela tem conhecido nos Estados Unidos e Europa, muito pouco tem se produzido dentro desta metodologia em nosso país
    .
  • Desenvolvimento de marca gráfica para o IMMA  - Tales B. Marins e Luiz S. R. Gomez
    Este artigo visa demonstrar a necessidade da criação de uma Identidade Visual para o IMMA (Instituto Multidisciplinar do Meio Ambiente e Arqueoastronomia), afim de ser utilizada como fator de identificação e diferenciação em suas peças comunicacionais, posicionando-o e possibilitando a criação de conexões emocionais, geradas a partir das ferramentas de branding. O estudo se dividiu em duas etapas distintas: abordagem teórica, correspondente aos temas inerentes à arqueoastronomia; E a correlação de branding aplicado na identidade visual. Ambas as etapas foram realizadas através de consulta bibliográfica. O trabalho inclui ainda a criação de sua logotipia.
Voltar